Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Notícias

Notícias

Retroceder

Exposição de Fotografia: Espelhos naturais dos Açores

Publicado a 2015-10-19

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada exibe até 19 de janeiro a exposição “Espelhos naturais dos Açores” da autoria de Antonio Garcia Guerrero, produzida pela Direção Regional da Juventude.

Esta iniciativa integra-se no “Põe-te em cena”, iniciativa do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, que visa apoiar projetos desenvolvidos por jovens, por grupos informais de jovens ou por entidades sem fins lucrativos que desenvolvam atividades destinadas aos jovens.

O projeto que deu origem a esta exposição baseia-se no “criar paisagens sonhadoras através da câmara fotográfica, usando o reflexo da água, assim que o jogo com a realidade neste mundo em águas profundas se mistura com o céu profundo, refletindo paisagens irreais no meio, combinando o irreal com o real, utilizando-se o reflexo da água.

Neste projeto o objetivo não é mostrar o reflexo e o refletido, mas o refletido apenas através da reflexão, mais especificamente, eu procuro não ver a montanha e o reflexo da montanha, será a montanha através da sua reflexão. Espelhos naturais, neste caso, pode ser o mar, os lagos e diferentes poças na natureza. As imagens são apresentadas inclinadas de cabeça para baixo, dato importante. A fotografia é tirada com a perspectiva natural e são giradas em 180 graus para dar o efeito pretendido. O efeito é conseguido através da rotação do grande poder obtido a partir da reflexão de água.

"Os objetos refletidos se tornam objetos reais, não reflexos simples”.

Autor: Antonio Garcia Guerrero