Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Notícias

Notícias

Retroceder

Workshop "Criativa-te"

Publicado a 2015-09-29

Nota de Imprensa

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada no âmbito do seu plano de atividades, irá promover, em parceria com o Projeto EscreVIVER (n)os Açores, um workshop de escrita intitulado “CRIATIVA-TE”, dinamizado por Patrícia Carreiro.

O workshop dirige-se a todos os interessados, a partir dos 16 anos, e realiza-se de 12 a 16 de outubro, das 19h30 às 21h30 na Sala de Jantar da BPARPD.

A participação no workshop tem como requisitos a inscrição prévia até 2 de outubro de 2015, e a capacidade máxima de 20 participantes.

Workshop de escrita

Criativa-te

(sinopse)

O que é?

É um workshop de escrita com recurso a diversas atividades, que têm como objetivo despertar a criatividade na escrita dos seus participantes.

Porquê?

Porque é importante escrever bem e com criatividade. Porque os açorianos precisam de viver momento de escrita e porque necessitam descobrir como fazer da escrita uma oficina da vida.

Como?

Com variadíssimos exercícios de escrita e com o único (e grande) objetivo de levar os inscritos a escreverem-se numa escrita dinâmica, flexível e interessante.

PROGRAMA:

1. Criativamente falando – Numa fase inicial do curso, faremos exercícios de desbloqueio e de incentivo à criatividade. A prática de exercícios deste género é fundamental para quem criativamente pretende escrever.

2. Da vida à pena – Perceberemos que o que nos rodeia é muito interessante e importante para a nossa escrita.

3. Pormenores da obra – Veremos o que é necessário para escrever além da imaginação. Nem só da imaginação vive o livro.

4. Os diferentes seres escritos – Há muitos estilos literários, muitas formas de escrever e outras tantas de contar história. O mais importante não é o que se conta, mas a forma como se conta.

5. Já te escreves? – Faremos um trabalho final, em jeito de conclusão, para concluirmos tudo o que foi aprendido ao longo do curso. Será um balanço final da atividade.

Em suma, o objetivo deste curso será trabalhar as várias vertentes da escrita criativa numa fase inicial. Podem participar todos os interessados que tenham gosto na área a partir dos 16 anos. Não queremos ensinar os inscritos a escrever, mas sim a escreverem-se, a exteriorizarem a sua criatividade através da escrita.

Inscrevam-se e não se arrependerão.

DADOS BIOGRÁFICOS

Patrícia Carreiro

Formada em Comunicação Social e Cultura, pela Universidade dos Açores.

É colaboradora do jornal Açoriano Oriental desde 2010. Já escreveu o romance A Distância que nos Uniu, com a chancela das Edições Macaronésia, lançado em Novembro de 2009.

Em 2011, lançou o seu primeiro livro infantil de nome Amizade a branco e preto, numa iniciativa da Associação Ilha em Movimento, com a marca da Publiçor.

Em 2013, foi a altura de “O fio perdido” chegar aos leitores, com a marca da Pastelaria Studios Editora.

Pretende, muito em breve, editar o seu novo romance,

O seu objetivo na literatura é continuar – sempre e sempre mais – até se fartar de escrever (o que tem quase a certeza que não acontecerá).