Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada

Destaques

Destaques

Retroceder

Antero de Quental (1842-1891)

 
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada abre ao público, no próximo dia 7 de novembro, a exposição Antero de Quental (1842-1891). Esta exposição está associada à comemoração dos 175 anos do nascimento de Antero de Quental, de onde se destaca a realização das Jornadas Anterianas subordinadas ao tema “Antero Hoje”, promovidas pela Secretaria Regional da Educação e Cultura e pela Fundação Calouste Gulbenkian, que se irão realizar no auditório da BPARPD, nos dias 7 e 8 de novembro.

O acervo anteriano, à guarda da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, é reconhecido como um dos mais significativos por ser original, abrangente e único.

A exposição pretende dar a conhecer a riqueza deste acervo, estando organizada em três núcleos: José Bruno Tavares Carreiro: o biógrafo; A livraria: o seu legado e João Machado de Faria e Maia: um grande amigo.    

Cada um dos acervos, na sua particularidade, propõe abrir caminhos para o estudo desta figura incontornável do séc. XIX que foi Antero de Quental.

A exposição estará patente na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, no piso 0, de 7 de novembro de 2017 a 12 de maio de 2018.